top of page

O Jardim das Borboletas: Nem toda beleza será capturada - Resumo

Atenção! Este texto contém SPOILERS, se não leu o livro ainda e não quer receber nenhum spoiler compre o livro pelo link acima e depois vem checar meu resumão!


O livro

O Jardim das Borboletas é um livro do Thriller “O Colecionador” com gênero de suspense e romance psicológico. A obra de Dot Hutchinson é carregado de diversos temas delicados como abuso sexual, assédio, abuso físico, etc; portanto não é recomendável para algumas pessoas que possam se sentir gatilhadas com determinados assuntos.

A trama é contada do ponto de vista de Inara Morrissey, uma garota que está sendo investigada pelo FBI que a princípio é vista como vítima de um sequestro junto com várias meninas. Devido à toda a frieza da garota com a situação e pelas outras meninas se negarem a falar e só confiarem na moça, os agentes especiais Victor Hanoverian e Brandon Edisson passam a interrogá-la.




A interrogação de Inara

Inara aparentemente foi sequestrada junto com várias outras meninas, no entanto, apesar de todas as outras meninas resgatadas estaram bastante assustadas e traumatizadas, com razão, apenas Inara se mostrava bastante calma, o que desencadeou suspeitas e por isso a mesma foi levada à ser investigada. As outras garotas resgatadas chamavam a garota estranhamente calma de Maya; essa era a única informação que os peritos tinham da mesma.

No começo na investigação houve bastante teimosia da parte da pessoa investigada. Maya começou a contar a história no seu tempo, bastante devagar e de maneira enigmática. Revelou de início que não sabia o nome real do seu sequestrador e que todas o chamavam de “Jardineiro” e o lugar em que as sequestradas estavam mantidas era chamado de “O Jardim das Borboletas”, lugar o qual ficava em uma estufa escondida na enorme mansão do Jardineiro, onde havia um jardim e atrás de uma cachoeira uma passagem para o refúgio das garotas, onde cada uma tinha seu quarto, comiam, e caminhavam sem rumo.

Quando Maya acordou no Jardim das Borboletas após ser sequestrada, a primeira pessoa que a ajudou a se adaptar e explicou tudo foi uma das garotas sequestradas; Lyonette. Logo de cara, surpreendentemente, Maya se dá relativamente bem com a situação, não se desesperou muito menos chorou.

No Jardim das Borboletas havia um ritual de entrada, onde o Jardineiro tatua as costas da garota recém-sequestrada - o que desencadeia vários ferimentos e até infecções - e após terminada a tatuagem o sequestrador abusa sexualmente da garota pela primeira vez e passava a ser oficialmente uma “borboleta” de acordo com o Jardineiro.

Inara também conta sua história antes de ser sequestrada para Victor e Brandon. A garota morava e trabalhava com sete mulheres em Nova York: Sophia, Hope, Jessica, Amber, Kathryn, Whitney e Noémie. Após esse relato, Victor e Brandon descobrem que Inara havia trocado de nome e identidade, o que é confirmado pela garota que então conta quem era antes de ser Inara Morrissey. A infância de Maya foi bastante perturbadora pelo fato de seus pais terem tido um casamento infeliz. Os pais de Inara se separaram e Maya ficou com a sua avó que quando faleceu deixou Inara livre para ir para Nova York e tentar uma nova vida.

Voltando ao sequestro, Maya contou que quando uma garota fazia 21 anos, no Jardim das Borboletas, o Jardineiro assassinava e colocava o corpo da garota em um vidro coberto por resina. O assasinato podia acontecer mais cedo se uma garota ficava muito doente, muito machucada ou engravidava.

Se aprofundando mais na história do Jardineiro, Maya disse que o homem tinha dois filhos e uma esposa, Inara contou que ficou sabendo pelo Jardineiro que sua esposa tinha uma doença cardíaca, e, claro, ela não sabia do segredo doentio do Jardineiro. Além disso, Avery, o filho mais velho de homem sabia das atrocidades do pai e nunca contou para ninguém; assim como o pai Avery era problemático e também abusava sexualmente das garotas e mais do que isso, às vezes batia nelas e até mesmo chegava a matá-las. Desmond, o filho mais novo, estudava psicologia e só foi saber mais tarde do jardim.

Desmond não era como Avery, quando soube do Jardim ficou bastante atordoado e machucado, mas não o bastante para denunciar o sequestrador. Apesar de ter se apaixonado por uma das garotas sequestradas, a própria Maya, o rapaz nunca se atreveu a contar para alguém com medo de estragar a sua família. Foi só após Avery ter levado uma criança para o jardim que as coisas ficaram mais tensas. O jardineiro nunca sequestrava garotas abaixo de 15 anos. Keely aparentava ter 12 anos, e estava bastante ferida quando chegou. Maya, assim como outras garotas, estava revoltada e ordenou ao Jardineiro que ninguém tocasse na criança, o jardineiro concordou em não abusar da garota e nem se aproximar. Desmond também se encontrava em choque com a situação e Maya aproveitou para pressionar o jovem a entregar de vez o pai. Convencido de que era o certo a fazer, Desmond chama a polícia.




Mas não acaba aí!

Apesar da denúncia de Desmond, as borboletas são trancadas e escondidas em seus refúgios assim que a polícia chega na estufa. Quando os policiais só encontram um jardim vazio, satisfeitos com isso eles se retiram. O Jardineiro como nunca antes estava enfurecido com Desmond e tratou de castigá-lo fisicamente, o que não foi o bastante para Avery, que sacou uma arma e atirou no peito de Desmond. O Jardineiro então pede para Sivart - uma garota descrita como solitária e bizarra por Inara - fosse pegar toalhas e tubos de borrachas para poder parar o sangramento de seu filho mais novo, recursos que só podiam ser encontrados no quarto onde o Jardineiro assassinava as borboletas. Nesse quarto havia também recursos perigosos, como o formaldeído que era usado para manter o corpo das garotas já mortas em perfeito estado e livre da decomposição… E por que essa informação é tão relevante?

Por que foi graças ao formaldeído que as garotas conseguiram se livrar do Jardim das Borboletas.

Houve uma explosão onde nem todas as garotas sequestradas puderam sobreviver, inclusive Avery morreu durante essa explosão. Mas Maya, junto com o Jardineiro que guiou as borboletas por uma passagem e outras garotas, todos eles sobreviveram.

No fim da interrogação Maya volta para o hospital encontrar com as garotas por quem Maya desenvolveu de certa forma um afeto. Inara descobre o real nome do Jardineiro, Geoffrey Macintosh, e reencontra Desmond, que também será punido por acobertar o pai por algum tempo - sim, pois Desmond demorou para entregar o pai e foi qualificado como cumplíce -.

Além disso, alguém muito importante para Inara também reaparece. Uma das mulheres com quem Inara morava e que era considerada a mãe do grupo de meninas que a garota convivia, Sophia, revelou para os peritos que também já havia sido sequestrada pelo mesmo homem e que foi a única que havia fugido do Jardim das Borboletas. Sophia, tinha duas filhas, sendo uma filha do Jardineiro e, como já foi citado, Geoffrey matava as garotas que engravidavam, por isso Sophia não denunciou os criminosos para a polícia: tinha medo de perder a guarda de Jillie, filha sua e de seu abusador.

No final de toda essa loucura, as garotas teriam de viver uma nova vida, com traumas, mas nova. Inara contou que seu nome antes de se mudar para Nova York era Samira Granteira, e que agora se registraria com Inara Morrissey e recomeçaria do zero, junto com Sophia.


Notas finais pessoais:

Nem preciso dizer que gostei muito do livro. Pensei até em fazer uma resenha crítica dele, mas eu não tinha nenhum defeito pra pontuar nele, é perfeito! A narrativa te prende do início ao fim tanto que eu li essa obra de 300 páginas em mais ou menos dois dias.

Galera, tem tantas coisas pra falar que nem em um resumo enorme desse eu consegui citar tudo que tem no livro. Mesmo assim espero que tenham gostado tanto quanto eu gostei de escrever esse resumo. Até a próxima!













Tags (ignorem): o jardim das borboletas, livro o jardim das borboletas, livro, suspense, mistério, romance, assasinato, sequestro, investigação, policial, citações, romance psicológico, frases, livro.


 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Devoradores de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page